viernes, 17 de junio de 2016

ELISA LUCINDA [18.878]


Elisa Lucinda

Elisa Lucinda dos Campos Gomes (Cariacica, 2 de febrero de 1958) es una poetisa, periodista, cantora, y actriz brasileña. La artista fue una de las destinatarias del trofeo Raza Negra 2010 en su octava edición, en la categorización Teatro.

Dispuesta a seguir la carrera de actriz, Elisa Lucinda, se trasladó a la ciudad de Río de Janeiro a los 27 años para vivir en una casa del Barrio de Tijuca en 1986. Trabajó en algunas piezas de teatro, como Rosa, um Musical Brasileiro, bajo la dirección de Domingos de Oliveira, y en Bukowski, Bicho Solto no Mundo, con la dirección de Ticiana Studart. Integró el elenco del filme A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi.

Su primer trabajo en la televisión fue en la telenovela Kananga do Japão, en 1989, en la extinta TV Manchete.

En 2011, la poetisa fue entrevistada en el programa online Filossofá - Desertores do Cotidiano, grabado en un sofá, en las alturas de dunas de Itaúnas, en Espírito Santo. Itaúnas era el lugar en donde Elisa pasaba los fines de semana, donde mantiene una "Casa-Poema". Ha realizado varias presentaciones teatrales, con declamaciones de sus poemas, y algunas con la participación especial de Paulo José. Con el mismo formato se presentó en seguida Euteamo Semelhante.

La poeta es fundadora de la "Casa-Poema", institución socioeducativa cuyo método es capacitar a profesionales a través de la poesía declamada, en el desarrollo de sus capacidades para expresarse y su educación cívica. La actriz, en colaboración con la Organización Internacional del Trabajo ha desarrollado el proyecto "Palavra de Polícia, Outras Armas", donde enseña poesía hablada a profesionales de la seguridad, alineándolos con los principios de los derechos humanos, la eliminación y transformación de los modos de funcionamiento anteriores en relación con el género y la raza.

Elisa Lucinda es considerada la artista de su generación que más ha popularizado la poesía. Y su modo coloquial de expresarse, hace que el más complejo de sus pensamientos, se entienda más fácilmente. Junto con Geovana Pires, crearon la Compañía da Outra, grupo teatral que produce un desarrollo de su lenguaje teatral, esencialmente a través de la poesía.

En 2012, fue homenajeada por la Escola de samba Independentes de Boa Vista, del Carnaval de Vitória], el cual se localiza en su municipio natal, Cariacica.

Elisa Lucinda y Geovana Pires crearon la Compañía da Outra, grupo teatral que ha desarrollado sus lenguajes e imágenes de teatro esencialmente a través de la poesía. Invitada por la Funarte para representar al Brasil en el Año Brasil—Portugal, la artista realizó una gira por cinco ciudades de aquel país a partir de octubre de 2012. En su regreso al Brasil, recibió la invitación de la presidenta Dilma Rousseff para ser maestra de ceremonia, junto con el actor José de Abreu, para la Ordem do Mérito Cultural, en Brasilia.

Además de conocida por sus numerosas actuaciones y recitales en sociedades, teatros y escuelas de todo el Brasil, Lucinda es admirada por la marca inconfundible de su trabajo como actriz de telenovelas en la Rede Globo, como Mujeres apasionadas, Páginas de la vida, Insensato corazón, Aquele Beijo, esta última a comienzos de 2012.

También premiada en el cine por el filme A última Estação, de Marcio Curi, en el cual protagoniza el personaje Cissa. El estreno de la película se produjo en el Festival de Brasilia de 2012.

Como cantora e intérprete, actualmente Elisa incursiona en el show de "A Letra que eu Canto", con el gran maestro y pianista, João Carlos Coutinho.

Vida personal

Negra de ojos verdes, Elisa Lucinda es una brasileña de origen luso-africana, nacida en Cariacica, en Espírito Santo, uno de los estados de mayor diversidad étnica del país.

La poetisa, que en su vida afectiva se casó dos veces, con psicoanalistas en épocas diferentes, tuvo un único hijo, Juliano, fruto de su relación con el primero de ellos.

Algunas publicaciones (cronología)

Libros

A Lua que menstrua – Producción independiente. 1992
Sósia dos sonhos - Producción independiente
O Semelhante - Ed. Record, 220 pp. 1.ª ed. en 1995. ISBN 850105416X, ISBN 9788501054166 1998
Eu te amo e suas estréias - Ed. Record – lanzado en 1999
A Menina Transparente - Ed. Salamandra; (recibió el Premio Altamente Recomendable, de la Fundación Nacional del Libro Infantil y Juvenil – FNLIJ)
Coleção Amigo Oculto - Ed. Record. Compuesta por los libros: “O órfão famoso” – 2002 / Lili, a rainha das escolhas – 2002 / “O menino inesperado” – 2002, “A Dona da Festa” - 2011
50 Poemas Escolhidos pelo Autor. Ed. Galo Branco, 122 pp. ISBN 8586276669, ISBN 9788586276668 2004
Contos de Vista – Ed. Global, 127 pp. 2005, primer libro de cuentos de la autora
Vânia Barbosa. Con Vânia Barbosa. Editor Almacén Galería de Arte, 16 pp. 2006
A Fúria da Beleza – Ed. Record, 274 pp. ISBN 8501075744, ISBN 9788501075741 – 2006, primer libro de adultos para colorear
A Poesia do encontro – Elisa Lucinda e Rubem Alves – Ed. Papirus, 156 pp. ISBN 8561773014, ISBN 9788561773014 2008 en línea
Parem de falar mal da rotina – Ed. Leya – Lua de papel - 20101
A Dona da Festa- Grupo Editorial Record/Galerinha Record -2011
Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, ‘uma autobiografia não autorizada’. 20139

CDs de poesías

Semelhante - bajo el sello discográfico Rob Digital
Euteamo e suas Estréias - bajo el sello discográfico Rob Digital
Notícias de Mim, con poemas de la poeta paulista Sandra Falcone, y participación de Miguel Falabella, dirección y producción de Gerson Steves. El CD es resultado del espectáculo homónimo escrito y dirigido por Steves
Estação Trem - Música – Realización de Dakar Producciones y Poesía Viva Producciones. Creado especialmente para la conemoración de los 150 años de la Ferrovia para el Valle del río Doce. Y es el primer Cd donde Elisa canta. 2004
• CD “Ô Danada – primer CD por el sello CCC – Centro Cultural Carioca

Televisión

Telenovelas

2013 - Lado a Lado... Norma
2012 - Aquele Beijo.... Diva de Sousa10
2011 - Insensato corazón.... Vilma
2009 - Viver a Vida.... Rita
2006 - Páginas de la vida.... Selma
2003 - Mujeres apasionadas.... Pérola
1995 - Sangue do Meu Sangue.... Beatriz
1990 - Araponga
1990 - Esclava Anastácia.... Ermelinda (Yatunji)
1989 - Kananga do Japão.... Sueli
Séries
1997 - Você Decide - episodio: Preconceito

Cine

1990 - Barrela: Escola de Crimes
1994 - A Causa Secreta11
1997 - O Testamento do Senhor Napumoceno.... Dona Jóia
2001 - A Morte da Mulata.... Mulata
2002 - Seja o que Deus Quiser
2003 - As Alegres Comadres.... Mrs. Rocha
2003 - Gregório de Matos



EL POEMA DEL SEMEJANTE
El Dios del parecido
que nos cose en igualdad
que nos papel-carboniza
en sentimiento
que nos pluraliza
que nos trivializa
por bajo y por dentro,
fue ese Dios que dio
destino a mis versos,
Fue Él quien les arrancó
la ropa de individuo
y les dio otra de individuo 
aún mayor, aunque más justa.
Me asusta y me calma
ser portadora de varias almas
de un solo sonido común eco
ser reverberante
espejo, semejante 
ser la boca
ser la dueña de la palabra sin dueño
de tanto dueño que tiene. 
Ese Dios sabe que la palabra “alguien”
es apenas el singular de la palabra “multitud”.
Qué grande mundo!
todo el mundo besa
todo el mundo anhela
todo el mundo desea
todo el mundo llora
algunos por dentro
algunos por fuera
alguien siempre llega
alguien siempre se demora.
El Dios que cuida del
no desperdicio de los poetas
me dio esa fiesta
de similitud
me sacudió en el pecho de mi amigo
me arrimó a él
en actitud de verso beso y ombligos,
extirpó de mí lo exclusivo:
la soledad de la bravura
la soledad del miedo
la soledad de la usura
la soledad del coraje
la soledad de la bobera
la soledad de la virtud 
la soledad del viaje
la soledad del error
la soledad del sexo
la soledad del celo
la soledad del nexo.
Al Dios soplador de karmas
le dio por hacerme parecida
Aparecida
santa
puta 
niña
le dio por hacerme
diferente
para que probase
la alegría
de ser igual a toda la gente
Ese Dios dio colectivo
a mi particular
sin yo ni quejarme
Fue él, el Dios de la par-esencia
el Dios de la esencia-par.
Si no fuese por la inteligencia 
de la semejanza
sería solo mío mi amor
sería solo mío mi dolor
tontita y sin bonanza
sería solita mi esperanza

Traducción: Judith Pairo

(Madrugada en la que fui despertada por el poema 
en Río de Janeiro, 10.06.1994)



O poema do semelhante

O Deus da parecença
que nos costura em igualdade
que nos papel-carboniza
em sentimento
que nos pluraliza
que nos banaliza
por baixo e por dentro,
foi este Deus que deu
destino aos meus versos,

Foi Ele quem arrancou deles
a roupa de indivíduo
e deu-lhes outra de indivíduo
ainda maior, embora mais justa.

Me assusta e acalma
ser portadora de várias almas
de um só som comum eco
ser reverberante
espelho, semelhante
ser a boca
ser a dona da palavra sem dono
de tanto dono que tem.

Esse Deus sabe que alguém é apenas 
o singular da palavra multidão
Eh mundão
todo mundo beija
todo mundo almeja
todo mundo deseja
todo mundo chora
alguns por dentro
alguns por fora
alguém sempre chega
alguém sempre demora.

O Deus que cuida do
não-desperdício dos poetas
deu-me essa festa
de similitude
bateu-me no peito do meu amigo
encostou-me a ele
em atitude de verso beijo e umbigos,
extirpou de mim o exclusivo:
a solidão da bravura
a solidão do medo
a solidão da usura
a solidão da coragem
a solidão da bobagem
a solidão da virtude
a solidão da viagem
a solidão do erro
a solidão do sexo
a solidão do zelo
a solidão do nexo.

O Deus soprador de carmas
deu de eu ser parecida
Aparecida
santa
puta
criança
deu de me fazer
diferente
pra que eu provasse
da alegria
de ser igual a toda gente

Esse Deus deu coletivo
ao meu particular
sem eu nem reclamar
Foi Ele, o Deus da par-essência
O Deus da essência par.

Não fosse a inteligência
da semelhança
seria só o meu amor
seria só a minha dor
bobinha e sem bonança
seria sozinha minha esperança.
COMPARTILHE
Amanhecimento
Elisa Lucinda
De tanta noite que dormi contigo
no sono acordado dos amores
de tudo que desembocamos em amanhecimento
a aurora acabou por virar processo.
Mesmo agora
quando nossos poentes se acumulam
quando nossos destinos se torturam
no acaso ocaso das escolhas
as ternas folhas roçam
a dura parede.
nossa sede se esconde
atrás do tronco da árvore
e geme muda de modo a
só nós ouvirmos.
Vai assim seguindo o desfile das tentativas de nãos
o pio de todas as asneiras
todas as besteiras se acumulam em vão ao pé da montanha
Para um dia partirem em revoada.
Ainda que nos anoiteça
tem manhã nessa invernada
Violões, canções, invenções de alvorada...
Ninguém repara,
nossa noite está acostumada.



Cor-respondência

Remeta-me os dedos 
em vez de cartas de amor 
que nunca escreves 
que nunca recebo. 
Passeiam em mim estas tardes 
que parecem repetir 
o amor bem feito 
que você tinha mania de fazer comigo. 
Não sei amigo 
se era o seu jeito 
ou de propósito 
mas era bom, sempre bom 
e assanhava as tardes. 
Refaça o verso 
que mantinha sempre tesa 
a minha rima 
firme 
confirme 
o ardor dessas jorradas 
de versos que nos bolinaram os dois 
a dois. 
Pense em mim 
e me visite no correio 
de pombos onde a gente se confunde 
Repito: 
Se meta na minha vida 
outra vez meta 
Remeta.




Safena

Sabe o que é um coração 
amar ao máximo de seu sangue?
Bater até o auge de seu baticum?
Não, você não sabe de jeito nenhum.
Agora chega.
Reforma no meu peito!
Pedreiros, pintores, raspadores de mágoas
aproximem-se!
Rolos, rolas, tinta, tijolo
comecem a obra!
Por favor, mestre de Horas
Tempo, meu fiel carpinteiro
comece você primeiro passando verniz nos móveis
e vamos tudo de novo do novo começo.
Iansã, Oxum, Afrodite, Vênus e Nossa Senhora
apertem os cintos
Adeus ao sinto muito do meu jeito
Pitos ventres pernas
aticem as velas
que lá vou de novo na solteirice
exposta ao mar da mulatice
à honra das novas uniões
Vassouras, rodos, águas, flanelas e cercas
Protejam as beiras
lustrem as superfícies
aspirem os tapetes
Vai começar o banquete
de amar de novo
Gatos, heróis, artistas, príncipes e foliões
Façam todos suas inscrições.
Sim. Vestirei vermelho carmim escarlate
O homem que hoje me amar
Encontrará outro lá dentro.
Pois que o mate.



Incompreensão dos mistérios

Saudades de minha mãe.
Sua morte faz um ano e um fato
Essa coisa fez 
eu brigar pela primeira vez
com a natureza das coisas:
que desperdício, que descuido
que burrice de Deus!
Não de ela perder a vida
mas a vida de perdê-la.
Olho pra ela e seu retrato.
Nesse dia, Deus deu uma saidinha
e o vice era fraco.



Au Gratin

Fumo um cigarro fino
Como um palito
O calor do Rio é ridículo
Calor de chuva enrustida
Calor do céu oprimido
De inferno mar resolvido
Que não sabe se queima esse cara
Ou o assa ao ponto
Um calor filho da puta
Um calor de estufa
E eu sem nem ser judia
Sofro aos pouquinhos
Sofro esse zé pagodinho
Ardo nesse pecado que não cometi
Nesse forno onde me meti
Por uma apimentada dica
De um nordestino
Que me mostrou uma placa citada, tinhosa:
"CIDADE MARAVILHOSA"
Eu vim.



Reconstituição

Tive de repente
saudade da bebida que eu estava bebendo...
tive saudade e tentei me lembrar que gosto faltava,
qual era a bebida...
Fui procurando entre copos e móveis
e dei com sua boca.

A saudade era dela
A bebida era o beijo.



Escolha

Eu te amo como um colibri resistente
incansável beija-flor que sou
batedora renitente de asas
viciada no mel que me dás depois que atravesso o deserto.
Pingas na minha boca umas gotas poucas
do que nem é uma vacina.
Eu uma mulher, uma ave, uma menina…
Assim chacinas o meu tempo de eremita:
quebras a bengala onde me apoiei, rasgas minhas meias
as que vestiram meus pés
quando caminhei as areias.

Eu te amo como quem esquece tudo
diante de um beijo:
as inúmeras horas desbeijadas
os terríveis desabraços
os dolorosos desencaixes
que meu corpo sofreu longe do seu.
Elejo sempre o encontro
Ele é o ponto do crochê.
Penélope invertida
nada começo de novo
nada desmancho
nada volto

Teço um novo tecido de amor eterno
a cada olhar seu de afeto
não ligo para nada que doeu.
Só para o que deixou de doer tenho olhos.
Cega do infortúnio
pesco os peixes dos nossos encaixes
pesco as gozadas
as confissões de amor
as palavras fundas de prazer
as esculturas astecas que nos fixam
na história dos dias 

Eu te amo.
De todos os nossos montes
fico com as encostas
De todas as nossas indagações
fico com as respostas
De todas as nossas destilairias
fico com as alegrias
De todos os nossos natais
fico com as bonecas
De todos os nossos cardumes
as moquecas.


Late ilusão

Em noite de lua cheia
geme ao meu lado o meu cão
acabado de chegar
late ilusões ao meu ouvido
e meu sentido
diz que ele veio pra ficar
Mas a vida passa e vira
páginas da folhinha
o que era cheia e domingo
foi minguando em segundas e terças
e meu homem, minha besta
voltou novo e repetido
como se fosse ficar até sexta
três dias de ele chegando de madrugada
Três dias de ele nadando na minha água
Conversas de homem e mulher
beijo na boca
tirar a roupa
novos latidos de ilusão no meu duvido
meu homem partiu na derradeira manhã
todo agradecido
dos momentos de amor que uivou comigo
eu fiquei lua sozinha no céu com aquela saudade amarela
e ele na terra cantando latindo partindo
uivando pra ela. 



A Esse Papo Indo-lente

Quando me perguntam depois de
"Ó que lindos olhos"...
Esses olhos são seus?"
Me sinto como se perguntassem
se o sol é rei mesmo
ou uma espécie de lâmpada de mil
Me sinto constrangida como se tivesse
sido possível a alguém alguma vez
confundir lata de goiabada com fruta de pé.
me sinto velha virada há milênios
Aniversariada por várias civilizações e nada esqueci.
Me sinto madura madeira escaldada
pra lá destas idades do agora.
Sou dos longínquos tempos de goiabeiras
mangueiras, formigas cabeçudas
tanajuras de umidade, baratas cascudas
e canaviais nos quintais
Sou ainda mais
na magia do que havia nesses anais,
sou do tempo em que era bom
nascer com olhos de esmeralda
e a artista a ser cumprimentada
era a mãe-natureza
pela proeza de olhos ser olhos
e lente ser lente.
Sou do tempo em que eu era
toda realeza
e com certeza não se compravam olhos
em shoppings, meus deus.
Sou do tempo em que meus olhos
Só podiam ser meus.









.

No hay comentarios:

Publicar un comentario